2008/01/12

Tawaf é uma lei cósmica

Allah Todo Poderoso diz:

“E Ele foi Quem criou a noite e o dia, e o sol e a lua. Eles pairam, cada um, em uma órbita” (Al-Anbiyaa’ 21: 33)

"Este versículo glorioso fala do fato científico referente ao sistema do universo. As descobertas científicas provaram que vivemos em um imenso universo em constante revolução. A terra gira em torno do sol uma vez por ano, a lua em torno da terra uma vez por mês lunar e os outros planetas do sistema solar também giram em torno do sol, cada um com sua própria órbita. Os astrônomos descobriram, até agora, mais de 60 dessas luas.

O sistema solar, da mesma forma, orbita em torno de um centro de nossa galáxia, a Via Láctea. Esta galáxia possui mais de 130 bilhões de estrelas. As galáxias, por sua vez, giram em torno de um centro que só Allah Todo Poderoso conhece.

A lei de revolução também se aplica aos átomos, as menores unidades de elementos que só podem ser vistas por intermédio de microscópios. O átomo é composto de um núcleo, cujo diâmetro é menor do que um milionésimo de milímetro. O átomo é circundado por elétrons que orbitam em torno dele. Uma vez que toda a matéria no universo – seja sólida, líquida ou gasosa – é composta de átomos, isto significa que a lei de revolução se aplica a tudo: estrelas, planetas, luas, animais, plantas, areia, mar, ar, assim por diante.

Isto inclui as células também. O citoplasma da célula se move em torno do núcleo. Existe um fator comum entre os movimentos orbitais de todos os objetos acima mencionados, que é sua revolução no sentido contrário ao do relógio.

Meditando sobre o acima exposto, concluímos que a revolução é uma lei cósmica. Por outro lado, este fato científico traz uma outra imagem de revolução à mente do crente: as voltas que o peregrino faz em torno da Caaba, que é o ritual básico do Hajj, no Islam.

Circular a Caaba é um ato simbólico de adoração, cuja sabedoria pode estar oculta. Indica a total submissão do crente somente a Allah Todo Poderoso. Os peregrinos fazem o Hajj em cumprimento ao mandamento divino que o Profeta Abraão (que a paz e bênçãos estejam com ele) transmitiu às pessoas. Diz Allah, Todo Poderoso: “E (recordai) quando Nós preparamos para Abraão o local da Casa (sagrada), dizendo: Não Me atribuais parceiros e purificai Minha Casa para aqueles que a circundam e para aqueles que permanecem de pé e para aqueles que se curvam e se prostram. E proclamai para todos a peregrinação. Eles virão ti a pé e em camelos; eles virão de todos os lugares longínquos.” (Al-Hajj 22: 26-27)

Isto quer dizer que a Caaba é o centro espiritual dos crentes. Refere-se ao vínculo estreito que deve existir entre o crente e seu Senhor. Um crente se volta para a Caaba cinco vezes ao dia durante as Orações obrigatórias.

O peregrino circunda a Caaba como se ele, ou ela, fosse um corpo celestial orbitando um corpo maior. A circulação em torno da Caaba é para ser realizada no sentido contrário ao movimento do relógio, mostrando, dessa forma, que há um fator combinado entre o peregrino expressando sua fé suprema em Allah Todo Poderoso e a lei cósmica de revolução mencionada acima. Isto significa que há uma coerência entre as obrigações de adoração no Islam e as leis naturais que governam o universo, indicando que todas elas pertencem a uma única fonte, Allah Todo Poderoso.

Esta é a prova da veracidade do chamado do Islam de que não há outra divindade senão Allah Todo Poderoso. Portanto, o Islam é a verdadeira religião que fornece à humanidade uma visão abrangente na conformidade com a verdade divina evidente nas leis naturais do universo."

Pelo Prof. Dr. Ahmad Fouad Pasha

No comments: